Ana Mello

logo virtual PNG.png
Ana Mello

Escritora de As histórias da Clarinha – Ed. Papo Abissal.

Nasceu em São Leopoldo/RS, é licenciada em Ciências e Matemática pela Unisinos. Fez especialização em Informática na Educação e em Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD pela PUCRS. Ministra oficinas de crônicas e poesias on-line pela WWCURSOS. Coordena um grupo de criação literária na Metamorfose. Iniciou suas publicações em 2002 quando foi uma das classificadas no concurso da Carris, Relatos da História e outras Memórias, tendo conto publicado em livro com este título. Escreve poesias, contos e crônicas. É coordenadora do Movimento Poetrix no Rio Grande do Sul e curadora do Sarau Palavra Falada no Café do MARGS. Publicou seu primeiro livro em papel em 2009, Minicontando, cuja capa foi ilustrada pela Monika Papescu, pela editora Casa Verde. Seus e-books, Verbetrix, Aleivosias e Céu & Inferno podem ser acessados gratuitamente. Também o primeiro livro on-line da coleção Tira Bacana.

www.anamelloescritora.com.br.

Berenice de Fátima Luiz

logo virtual PNG.png
Berenice de Fátima

Escritora de Jesuína e a Cabaça – Ed. Papo Abissal

Nasceu e mora em Leme, interior do estado de São Paulo. Foi professora na área da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Leme. É especialista na Arte de contar histórias numa abordagem poética e performática, especialização que fez sob a coordenação de Giuliano Tierno/Casa, é especialista em Arteterapia pela FACIS. Ministra cursos e oficinas sobre a Arte de Contar História, sobre a importância do conto maravilhoso para a psique humana e sobre corporeidade. Atua e dirige o grupo de teatro narrativo Berê e Cia que realiza apresentações envolvendo cantos e contos populares brasileiros. Participa, como voluntária, de projetos sociais que envolvam a divulgação da literatura e a arte de contar histórias, como narrações em creches e instituições sociais da cidade de Leme. Mantém uma coluna semanal como colaboradora no jornal A Notícia, de Leme onde publica textos opinativos e crônicas.

É autora de do livros infanto-juvenis O menino dos sonhos de Larissa, editora Giostri, 2012; e Jesuína e a Cabaça, editora Papo Abissal, 2017.

Cacá Melo

logo virtual PNG.png
Cáca Mello

Escritora de Anita/Transgressões - Ed. Papo Abissal

Cacá foi Patrona de feiras do livro e participou de incontáveis eventos culturais através de secretarias de cultura e/ou educação, escolas públicas e privadas, de atividades literárias com diversas unidades do SESC RS, fomentando o público leitor através de contações de histórias (momentos lúdicos, interativos e musicalizados, em que um educador musical violonista a acompanha), palestra sobre o processo de construção do livro, bate-papo descontraído e diversas possibilidades entre a escritora e os leitores.

Cristina Maria de Oliveira

logo virtual PNG.png
Cristina Maria de Oliveira.jpeg

Escritora de Terno de Reis – Patrimônio Histórico Cultural de Osório selo 11034/Editora Papo Abissal

Cristina Maria de Oliveira, escritora, poeta, professora e pesquisadora (sobre a temática Terno de Reis); sócio-efetiva da AELN/RS; sócio-correspondente da ALPAS 21/Cruz Alta-RS; membro da Irmandade de Santos Reis/RJ; membro do Conselho de Cultura de Osório/RS. Publicações: Artigos em Periódicos Acadêmicos; livros de Poemas, como Palavras, encantos e encontros (2019); livros de narrativas,como Terno de Reis – Patrimônio Histórico Cultural de Osório (2020). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0666106274273710.  Cristina M de Oliveira – Reis Magos

crismariadeoliveira@gmail.com

Delalves Costa

logo virtual PNG.png
1610376653723013_1352539613.png

É poeta e escritor. Mestre em Educação (Uergs), professor licenciado em Letras (Unicnec). Além de destacado pesquisador, é palestrante nas áreas de literatura e de educação. É sócio fundador e membro honorário da Academia dos Escritores do Litoral Norte (AELN/RS) e sócio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). No currículo, somam-se aos livros editados do autor publicações de poesias em coletâneas impressas e plataformas digitais lítero-culturais no Brasil e Moçambique. Academicamente, tem participado de inúmeros livros e revistas com capítulos e artigos científicos. O autor leciona na rede pública estadual de ensino do RS. Ministra palestras e participa de bate papos em universidades e escolas, espaços culturais como feiras de livros, livrarias, casas de cultura, presencial e virtualmente. Obras recentes: O apanhador de estrelas (Class, 2018; 2ª edição, em 2020), extemporâneo (Coralina, 2019, 1ª reimpressão, 2020), Midiaserável (Patuá, 2020) e Óculos de princesa (Papo Abissal, 2020, infantil).

Eleonora Medeiros 

logo virtual PNG.png
Eleonora Medeiros.jpg

Escritora de Vermelho/Transgressões - Ed. Papo Abissal

Nasceu em Alegrete/RS, atualmente mora em Uruguaiana, fronteira do Brasil com a Argentina. Cursou Pedagogia pela URCAMP, fez Curso de Criação em Dramaturgia - Escrita para Teatro - pela TEPA e vários cursos de Escrita Criativa. É escritora das obras: Luzia A Gatinha Pretinha, Uma Colcha para Cobrir o mundo, A Princesa Escabelada e o Galante Vendedor de Pentes, Bandele, Um Livro Fascinante pela Editora Via Pampa e Transgressões pela Ed. Papo Abissal.

Realiza espetáculos literários em escolas e feiras de livros. Possui um projeto social chamado Mar de Livros, onde oferece uma biblioteca de grande qualidade literária para comunidades de difícil acesso ao livro. Ministra oficinas sobre a arte de contar histórias para pessoas interessadas a perpetuar a tradição milenar de encantar com as palavras.

Francisco Gilson

logo virtual PNG.png
Francisco Gilson

Escritor de O Pescador Encantado/Histórias de Pescamor

Nasceu no Rio de Janeiro e mora em Fortaleza há muito tempo. É professor de artes, contador de histórias e escritor com vários livros publicados. Desenvolve o Projeto Centro de Estudos Lúdicos para Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental com o objetivo de fomentar a reflexão e o aprofundamento de saberes no campo da Aprendizagem Lúdica. Criou o Projeto Saboaria Solidária onde realiza Oficinas de Saboaria Natural e Produtos de Limpeza com o objetivo de ajudar a todos que passam por dificuldades e necessitam de uma renda para o sustento de suas famílias. Todo esse trabalho é feito de forma voluntária e os materiais necessários para realização das Oficinas são recolhidos através da doação de comerciantes. Atua também como Aromaterapeuta e Terapeuta Floral sendo afiliado da SLTM Sociedade Livre para Terapeutas e Mestres.

João Luiz do Couto

logo virtual PNG.png
João Luiz do Couto

Escritor de “Pedrão Quebra Pedra” – editora Papo Abissal, “O Tempero da Vovó” – editora Pinrolê e editora Papo Abissal e “Araguaia, o rio e sua gente – editora Pinrolê.

De Mato Grosso, João surge no cenário literário em 2007 com o livro Um Menino Bom de Bola. A obra seguinte foi Guerreiros do Futebol e não parou mais de escrever.  Em 2009 compõe a peça Raul Fora da Lei. Foi o idealizador do projeto Caldos & Causos. Participa de eventos de Encontros com o Autor em diversas escolas, centros culturais e bibliotecas do país. Em 2014 percorreu o Rio Araguaia da sua cabeceira à sua foz, se apresentando nas escolas e praças das cidades nas duas margens do Rio. Em 2017 recebe o Prêmio Velha Joana destaque como diretor, e música original com a trilha sonora do espetáculo Pepe, 2018 é agraciado em São Paulo SP, com o prêmio Baobá destinado à relevância do contador de história para cultura oral do Brasil. Atualmente desenvolve projetos culturais na região do Médio Araguaia, responsável pela formação de contadores de histórias do projeto Narradores do Araguaia, desenvolvido pela Academia de Letras, Arte e Cultura do Centro. Participa do Grupo Musical Triá. joaoluizpcouto@gmail.com facebook/joaoluizdocouto

Márcia Funke Dieter

logo virtual PNG.png
Márcia Funke Dieter

Escritora de Tem quem acredite/ Transgressões – Editora Papo Abissal

Nasceu em Santo Ângelo, atualmente mora em Ivoti. É professora formada em Letras, pela UNISINOS/RS, especialista em Cultura e Literatura pela Barão de Mauá/SP e pós-graduada em Artes Visuais pela FAVENI/ES. É professora, escritora, contadora de histórias e produtora editorial no Ateliê de Histórias. Desenvolve oficinas sobre Contar e encantar com histórias. Suas obras são voltadas ao público infantil, juvenil e adulto.

Site: www.marciafunkedieter.com.br

Marlene Netto

logo virtual PNG.png
Marlene Netto

Escritora de Desconsiderações/ Transgressões – Editora Papo Abissal

É gaúcha, artesã, contadora de histórias, ama ler e escrever. Estreou como autora em 2018, participando do livro de contos Transgressões, na sequência participou de Banquete pela editora Metamorfose. Concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores na editora Metamorfose. Está sempre em busca de aperfeiçoamento realizando cursos relacionados com a oralidade e a escrita. Em 2020 lança a novela de nome de Flamboyant.

Monika Papescu   

logo virtual PNG.png
Monika Papesu

Escritora de Meu nome?/Transgressões e Para Sempre/Histórias de Pescamor – Editora Papo Abissal

Ilustradora de Transgressões, Histórias de Pescamor, Dulcinéia, Pedrão Quebra Pedra, Amor de Múmias, Macaco Bacana, Jesuína e a Cabaça, Óculos de Princesa, Sapo Cururu, Histórias da Clarinha, Terno de Reis
É de São Paulo/SP e mora em Osório/RS. Nasceu e cresceu em meio à cultura, sua família tem longa história com a literatura e a arte. Formada em Comunicação Visual pela FAAP/SP, se especializou em ilustração pelo Chelsea College of Arts e em Multi Media pelo Westminster Institute of Adult Education, em Londres. Também formada em cenografia para teatro pelo CPT/SP. Atua em ilustração para várias mídias; livros, jornais, animação, teatro, grafite e eventos culturais e participa de salões e concursos de ilustração mundo afora. Tem livros publicados por todo o Brasil e além fronteiras. Fundadora da editora Papo Abissal.

https://www.facebook.com/monika.papescu

https://www.instagram.com/monikapapescu

Rosane Castro

logo virtual PNG.png
Rosane Castro

Escritora de Dulcinéia e Das Escolhas/Transgressões - Editora Papo Abissal.

Escritora, narradora de histórias, arte-educadora e promotora cultural. Graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Africana. Atua em projetos culturais, sociais e pedagógicos em instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. Organiza e atua em feiras de livros e eventos culturais e literários no Rio Grande do Sul e vários estados do Brasil.

É idealizadora e coordenadora do Encontro Nacional de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido”. Atua em projetos de incentivo à leitura em vários estados brasileiros. Coordena o projeto biblioteca Itinerante Griô, aprovado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura – Mais Cultura/Pontos de Leitura. É graduanda na especialização em Literatura Infantil e juvenil pela UCS. Ministra cursos sobre literatura, mediação de leitura e contação de histórias.

Tatiane Braga dos Reis

logo virtual PNG.png
Tatiane Braga dos Reis

Escritora de Saciedade/ Transgressões – Editora Papo Abissal

Nasceu em Pelotas. Atualmente mora em Canoas. Descobriu o fascínio  pelos livros antes mesmo de iniciar sua vida escolar. Cursou Licenciatura em Inglês e Literaturas na Universidade Federal de Pelotas,  Pós graduação em Ensino de Português e Literatura pelo Instituto Leonardo Da Vinci. Possui três publicações individuais; Pimenta de Jardim- uma fresta para a alma poetisa, Histórias da Tia Herminia 1e 2, além de diversas participações em coletâneas poéticas e trabalhos de tradição técnica e literária.  Ministra diversos cursos, eventos e workshops na área de mediação de leitura e promoção de eventos literários em escolas, feiras e eventos.